Um código desorganizado, com variáveis seguindo diferentes padrões de escrita, sem atenção para declarações e desuso de variáveis é muito propenso a erros. Para facilitar nossa vida existem ferramentas de lint como o ESLint, que vou explicar nesse post.
O ESLint é uma ferramenta bastante flexível para análise de código que busca trechos problemáticos ou que não seguem padrões configurados. Por exemplo: identação, nomenclatura de variáveis e globais. Essa análise pode ser feita através da linha de comando ou até mesmo no seu editor de código. É preciso que você tenha o nodejs instalado em seu computador para poder instalar esse lint com o comando:
npm install -g eslint
Feito isso você pode criar um arquivo ".eslintrc" na pasta de seu projeto com as regras recomendadas e adicionar as suas preferências. Podemos testar a seguinte configuração para projetos frontend:
{
"extends": "eslint:recommended",
"env": {
"browser": true
},
"rules": {
"semi": ["error", "never"],
"camelcase": "warn"
}
}
Esse arquivo estende um conjunto de regras recomendado e especifica o ambiente browser, isso serve que variaveis globais do navegador não sejam interpretadas como não definidas. Além disso o arquivo adiciona as seguintes regras: semi: Verifica se o código nunca usa ponto-e-virgula nos finais de linha,trata como erro linhas de código fora do padrão. camelcase: Verifica se as variaveis são nomeadas seguindo o padrão camelCase, trata como aviso linhas de código fora do padrão.
Você pode testar criando um arquivo "lala.js" e rodando o comando eslint lala.js:
var a = 1
var ugly_var = "2";
$ eslint lala.js
/home/jeferson/lala.js
1:5 error 'a' is defined but never used no-unused-vars
2:5 warning Identifier 'ugly_var' is not in camel case camelcase
2:5 error 'ugly_var' is defined but never used no-unused-vars
2:19 error Extra semicolon semi
Viu como é fácil manter padrões de código? ainda existe bastante regras e plugins para esse linter. Espero que tenha se interessado, pois é uma ferramenta bastante útil e que fica melhor se configurada no seu editor de código. Com o Sublime, basta instalar os pacotes Sublime-Linter e Sublime-Linter-contrib-eslint
Comentários