Mantendo padrões de código Javascript

    Um código desorganizado, com variáveis seguindo diferentes padrões de escrita, sem atenção para declarações e desuso de variáveis é muito propenso a erros. Para facilitar nossa vida existem ferramentas de lint como o ESLint, que vou explicar nesse post.

    O ESLint é uma ferramenta bastante flexível para análise de código que busca trechos problemáticos ou que não seguem padrões configurados. Por exemplo: identação, nomenclatura de variáveis e globais. Essa análise pode ser feita através da linha de comando ou até mesmo no seu editor de código. É preciso que você tenha o nodejs instalado em seu computador para poder instalar esse lint com o comando:

    npm install -g eslint
    

    Feito isso você pode criar um arquivo ".eslintrc" na pasta de seu projeto com as regras recomendadas e adicionar as suas preferências. Podemos testar a seguinte configuração para projetos frontend:

    {
      "extends": "eslint:recommended",
      "env": {
        "browser": true
      },
      "rules": {
        "semi": ["error", "never"],
        "camelcase": "warn"
      }
    }
    

    Esse arquivo estende um conjunto de regras recomendado e especifica o ambiente browser, isso serve que variaveis globais do navegador não sejam interpretadas como não definidas. Além disso o arquivo adiciona as seguintes regras: semi: Verifica se o código nunca usa ponto-e-virgula nos finais de linha,trata como erro linhas de código fora do padrão. camelcase: Verifica se as variaveis são nomeadas seguindo o padrão camelCase, trata como aviso linhas de código fora do padrão.

    Você pode testar criando um arquivo "lala.js" e rodando o comando eslint lala.js:

    var a = 1
    var ugly_var = "2";
    
    $ eslint lala.js
    
    /home/jeferson/lala.js
      1:5   error    'a' is defined but never used               no-unused-vars
      2:5   warning  Identifier 'ugly_var' is not in camel case  camelcase
      2:5   error    'ugly_var' is defined but never used        no-unused-vars
      2:19  error    Extra semicolon                             semi
    

    Viu como é fácil manter padrões de código? ainda existe bastante regras e plugins para esse linter. Espero que tenha se interessado, pois é uma ferramenta bastante útil e que fica melhor se configurada no seu editor de código. Com o Sublime, basta instalar os pacotes Sublime-Linter e Sublime-Linter-contrib-eslint

    Comentários