Sopa de pedras e sapos fervidos

    Três soldados voltavam para casa depois da guerra e estavam com fome. Quando eles viram o aldeia à frente tinham certeza de que os moradores lhes dariam uma refeição. Mas quando chegaram lá, encontraram as portas trancadas e as janelas fechadas. Depois de muitos anos de guerra, os moradores estavam com falta de comida, e acumulavam o que tinham.

    Um dos soldados esquentou um caldeirão com água e cuidadosamente colocou três pedras dentro dele. Os moradores espantados sairam para assistir. "Esta é a sopa de pedra", os soldados explicaram. "Isso é tudo o que coloca nela?", Perguntaram os moradores. "Absolutamente, embora alguns dizem que o gosto é ainda melhor com alguns cenouras."

    Um aldeão fugiu, retornando em determinado momento com uma cesta de cenouras que tinha acumulado. Dois munitos depois, os moradores novamente perguntou: "É só isso?". "Bem", disse que os soldados ", um par de batatas lhe dão corpo." Então correu outro aldeão. Durante a hora seguinte, os soldados listaram mais ingredientes que melhoram a sopa: carne, alho, sal e ervas.

    Cada vez um morador diferente ia fugir para buscar seus mantimentos pessoais. Eventualmente, quando eles haviam produzido uma grande panela de sopa quente. Os soldados removeram as pedras, e sentaram-se com toda a aldeia para desfrutar a refeição que nenhum deles tinha comido em meses.

    O trecho acima foi retirado do livro Pragmatic Programmer. A moral mais importante da história é que os soldados agiram como catalizadores, uniram os aldeões em um objetivo para que pudessem alcançar algo que não conseguiriam sozinhos. No fim, todos ganharam.

    Comentários